Viver do rendimento de investimentos é cenário cada vez mais comum no Brasil e no mundo

Já pensou em um cenário em que seu dinheiro trabalhe por você a ponto de te libertar das amarras da rotina do trabalho cotidiano, dos prazos e cobranças dos chefes e das incertezas de um mercado de trabalho cada vez mais instável?

Provavelmente, se disséssemos que essa possibilidade é real para uma pessoa de mentalidade conservadora e retrógrada – ouviríamos que ‘estamos sonhando’ e que a única forma de se ganhar o sustento diário é por meio trabalho tradicional.

Acontece, no entanto, que a Revolução Industrial ocorrida no século XIX – acontecimento que formatou o trabalho como o conhecemos até hoje, tem tido seu status quo abalado com a consolidação do que chamamos a ‘Revolução Financeira’, cuja economia se organiza majoritariamente pela preponderância da indústria bancária e do mercado de capitais na sociedade, que veio sendo facilitada pela desmaterialização da moeda, desenvolvimento das tecnologias de informação e integração dos mercados financeiros.

Esse novo cenário tem permitido com que milhares de pessoas possam fazer com que seu dinheiro passe a gerar dinheiro – em um círculo recorrente que, em seu estágio final, ofereça ao indivíduo a possibilidade de ‘viver de rendimentos’.

Para que esse ‘cenário dos sonhos’ se transforme em realidade, no entanto, é necessário que a pessoa atinja um grau de foco, perseverança e – claro, conte com a assessoria necessária para tomar decisões corretas no mercado de investimento.

Questões como controle de gastos – a fim de que o cidadão saiba exatamente para onde está indo seu dinheiro e possa realocar parte de seus gastos desnecessários para seus investimentos; definição de objetivos de retorno e gerenciamento de prazos; e muita paciência e resiliência para não ‘abortar o plano’ em momentos de instabilidade emocional são cruciais para o sucesso na área dos investimentos.

Já em relação ao assessoramento nas decisões, existem no mercado empresas sérias – como OGE FX, voltada para o Mercado FOREX, que disponibilizam consultorias capazes de tornar um iniciante em um investidor com conhecimentos avançados no tema.