O que você não pode deixar de saber antes de começar a investir

Investir está na moda e tem sua razão de estar. O mercado de investimentos – seja ele relacionado a ambientes metódicos e de longo prazo como tesouro direto ou dinâmico e excitante como o Forex, oferece ao cidadão uma infinidade de possibilidades de maximização de sua renda, desde que operado de maneira consciente.

Mas em que consiste ‘investir de maneira consciente’?

Para nós, da OGE FX, investir conscientemente é levar em consideração alguns preceitos básicos – sem os quais o investidor irá, invariavelmente, perder muito mais do que ganhar.

Aliás, compreender e respeitar o risco da perda atrelado ao investimento é provavelmente o preceito mais importante. Afinal, ao compreender essa questão, o cidadão evitará cometer erros como investir uma determinada quantia que lhe será necessária para as despesas cotidianas e a poupança de reserva que todo cidadão devidamente educado financeiramente sabe que tem de ter.

O segundo preceito fundamental é saber distanciar suas emoções e impulsos da racionalidade exigida para a prática.

Quando se está envolvido em um investimento, é quase inevitável ser afetado por sentimentos como o medo da perda e/ou a excitação e a ganância após determinado ganho. Nada disso, porém, deve ser capaz de suplantar o método e toda a formação teórica adquirida.

Estar munido de informações e conhecimento sobre o mercado em que se está investindo, aliás, é outro preceito fundamental e nos leva de volta ao primeiro ponto – o do entendimento do risco. Não faz sentido nos ‘aventurarmos’ em uma atividade de risco sem estarmos devidamente preparados para maximizar nossas chances de ganho e minimizar as chances de perda. Seria quase um suicídio.

Por fim – e não menos importante, saber diversificar os investimentos em categorias diferentes é fundamental. É preciso considerar construir um portfólio completo e diversificado – composto por ações e títulos que, claro, atendam sua tolerância a risco.