Passos fundamentais para se tornar um ‘trader nas horas vagas’

Com a popularização do mercado financeiro e, sobretudo, do glamour que vem cercando a função de trader, diversos sites e empresas irresponsáveis vendem a ideia de que é fácil largar sua profissão para se tornar um trader full time.

Antes de tomar essa decisão drástica, no entanto, é fundamental que o indivíduo aprenda de forma teórica e prática as melhores maneiras de se negociar ativos financeiros na bolsa de valores – exercendo a atividade de trader em horários alternativos ao trabalho cotidiano.

Um trader iniciante precisa adquirir uma boa capacidade de se entender gráficos, bem como estar acostumado a se manter atualizado quanto as cotações e variações dos indicadores econômicos nacionais e internacionais.

Além das questões técnicas, o aspirante a trader deve se conhecer e se moldar emocionalmente -para lidar de forma racional e objetiva com os lucros e prejuízos naturais da atividade.

Basicamente, o trader tem de se preparar para seguir à risca a máxima do ‘not too high and not too low’, ou seja, estar no controle de si mesmo tanto nos momentos em que se está ganhando naquele dia/semana/mês, quanto nos inevitáveis períodos de prejuízo.

Por falar em prejuízos inevitáveis, é fundamental que o trader utilize recursos que não irão ‘fazer falta’ para suas necessidades cotidianas. Utilizar dinheiro do aluguel, das contas mensais ou da faculdade – por exemplo, nem pensar!

Outra dica importante indispensável é se recorrer a cursos de treinamento holístico como os oferecidos pela OGEFX, dedicados a introduzir os iniciantes aos detalhes não apenas técnicos e emocionais da função, como também às questões mais práticas como estratégias de negociação e gerenciamento de risco.