Dicas para alcançar a independência financeira

Conhecer a fundo ganhos e gastos é passo fundamental rumo à independência financeira

Lembra daquela sensação horrível de não saber onde foi parar o dinheiro de seu salário e a frustração por ter falhado mais um mês em começar a engordar aquela reserva monetária?

Saiba que ela é a principal inimiga da conquista de sua tão sonhada independência financeira.

Seja você alguém disposto a investir no mercado de capitais ou alguém mais conservador – que considera, por exemplo, a conquista de um imóvel próprio como sinônimo de independência financeira, garantir que você sabe para onde está indo seu dinheiro é fundamental.

Para te ajudar nessa tarefa que pode soar simples, mas que – na prática – exige extrema disciplina, separamos algumas dicas indispensáveis:

Saiba quanto entra – de verdade: muitas pessoas tendem a negligenciar o montante real do próprio salário e acabam se iludindo – achando que o valor de carteira, por exemplo, é realmente o valor que se recebe ao final do mês, desconsiderando descontos fixos e variados.

Calcule quanto sai: saber realmente o quanto se está gastando por mês é um dos passos básicos do controle financeiro, mas quase nunca é executado. Para tanto, é preciso mais do que colocar no papel os gastos fixos. É nos gastos variáveis que, geralmente, mora o perigo. Você sabe quanto gasta pra almoçar, jantar e se distrair todos os dias da semana? É bom saber.

Planeje seus gastos / defina metas: depois de saber ao certo quanto se recebe e quanto se gasta, o indivíduo pode finalmente iniciar seu planejamento de gastos – verificando onde ele deve/pode cortar custos supérfluos para alcançar as metas definidas por ele mesmo. Seja para comprar um bem, seja para investir, seja para simplesmente manter uma reserva para um momento oportuno.

Encontre maneiras de fazer seu dinheiro render: depois de equilibrar gastos e recebimentos, planejar os gastos (e cumprir o planejamento) e definir as metas é fundamental que o indivíduo, cada um à sua forma, busque transformar suas reservas acumuladas em mais capital. O famoso ‘fazer seu dinheiro trabalhar por você’. Não importa se será feito via mercado de investimentos fixos, variáveis ou até empreendimentos – o importante é sentir satisfação e manter comprometimento com a atividade.